06May2025

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Geral Rumo ao Jubileu 6

Rumo ao Jubileu 6

No dia 11 de november de 2012, a Irmã Geralda Kulczynski vai fazer o seu jubileu de 60 anos de Vida Religiosa junto com as Irmãs Franciscanas Bernardinas. Nativa de Dom Feliciano, o "berço" da congregação no Brasil, trabalhava muitos anos em Curitiba entre outros lugares. Atualmente, mora e atua na Barra do Ribeiro, RS. Nós propomos umas perguntas para Ir. Geralda. Leia mais, para conhecer as suas respostas.

 

De onde vem? Falar um pouco sobre sua família.

Ir. Geralda: Nasci em Dom Feliciano. Quando minha mãe faleceu, meus avós, meu pai e eu, ainda pequena fomos morar em Encruzilhada do Sul. Meu pai conheceu a Da. Waldair e se casou, novamente. Foi muito bom! Comecei a chamá-la de mãezinha. Bem mais tarde, comecei a chamá-la de Voinha , como todos a chamavam. Nunca me faltou nada. Sempre passei minhas férias com eles. Sempre Voinha se preocupou muito comigo . Quando tive as doenças de criança, era super atenciosa para comigo, inclusive, quando fiquei Irmã. Do 2º casamento do meu pai, tenho seis irmãos, sempre me relacionei muito bem com todos... Agora, minha irmã Maria Lúcia faz a vez de Voinha. Sempre se preocupa e se ocupa comigo. Dá-me toda atenção. Amo muito , todos eles como também o meu cunhado que sempre me acolhe em sua casa Agradeço a Deus pelos irmãos , pelos cunhados e sobrinhoeque tenho , sempre peço ao Coração de Jesus que os proteja e os abençoe.

2. O que a atraiu para ser Irmã Franciscana Bernardina?

Ir. Geralda: Desde pequena eu tinha contato com as Irmãs Franciscanas Bernardinas e fui alfabetizada por uma delas, Irmã Bernadete. Era uma ótima professora. Eu gostava muito dela. Meu tio, Pe. Constantino, queria muito que eu aprendesse a língua polonesa mas não consegui. Em Encruzilhada, a Voinha era muito amiga das Irmãs, em especial da Ir. Aureliana.

Eu era pequena ainda, perguntavam se eu queria ser Irmã. Eu sempre respondia: Não.

Eu tinha uma amiga, chamada Cecília, sempre me contava como era a vida no Juvenato (Aspirantado). Comecei a me entusiasmar. Falei para o meu pai que eu queria ser irmã. Meu pai resistiu. Só me deixou quando eu passei para a 1ª série ginasial. Fiquei muito feliz! Agora, já estou fazendo 60 anos de Vida religiosa .Continuo amando muito a minha Congregação e peço sempre ao Coração de Jesus mais vocações. Meu pai sentia muito orgulho de mim.

3. Qual foi seu trabalho, ao longo dos anos?

Ir. Geralda: Fui Professora, cuidei das internas e das juvenistas. Trabalhei na Direção do Currículo por Atividades. Dei Catequese, preparando Crianças para a Primeira Eucaristia. Fui Coordenadora da Comunidade das Irmãs. Sempre gostei de cuidar das Igrejas a ornamentação e cuidado com as roupas. Também por onde passei sempre fui responsável pela ornamentação da Escola e a ornamentação dos quadros murais. Coordenei o Projeto Social Arco Iris, em Barra do Ribeiro.

4. O trabalho no qual se sentiu mais realizada. Por quê?

Ir. Geralda: Trabalhei em vários lugares. Gostei muito de lecionar. Fui alfabetizadora. Amava aqueles pequeninos.. Sentia-me realizada, apesar dos desafios de cada tempo. Sempre busquei muito para dar e fazer o melhor. Hoje, sinto-me realizada em ver meus alunos realizados e bons profissionais. Sinto orgulho de ter alfabetizado a nossa Ministra Geral : Ir. Marilisa.

5. Os Versículos da Bíblia que têm mais significado para você:

"Tudo posso Naquele que me fortalece." (Fp 4,13)

De grande significado para mim: "Coração de Jesus, eu confio e me entrego a ti."

6. O que qostaria dizer para uma vocacionada?

Ir. Geralda: Confia ! Não te esqueças de que ser religiosa é responder ao chamado de Jesus para AMAR, e estar a Serviço do seu Reino e estar a serviço, de modo especial, das pessoas mais necessitadas.

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726