29March2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Geral Master em Evangelização

Master em Evangelização

A Irmã Genilse Dalmedico, Franciscana Bernardina, está participando no curso "Master em Evangelização 2014" no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis, RJ. Aqui ela (5a pessoa da esquerda) participa na abertura do curso. Leia mais para uma descrição do curso e dos cursistas e rezemos por todos eles. 

 

Depois de uma semana de intensivo em língua portuguesa para os cursistas de língua hispano-americana, no dia 17 de março, às 10:00, no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ/Brasil, foi dado início ao Master em Evangelização-2014.

Esta edição do Curso foi precedida por um tempo de dois anos, distribuído entre avaliação das três edições anteriores e preparação desta. Ao final da avaliação, os frades coordenadores das conferências-OFM da AL e do Caribe optaram pela continuidade do formato de 8 meses, em função de uma proposta empenhativa, seja dos cursistas, dos assessores e da coordenação. Esta, liderada por frades do ITF, retocou então a proposta anterior, tendo em vista sua especificidade e os custos. A proposta resultante, partindo da missão evangelizadora do movimento franciscano e da Igreja católica assim como é levada a termo e sonhada, parte de uma plataforma humano-cultural-sociológica, passa pela reedição dos fundamentos teológicos e, retornando ao ponto de partida, visa contribuir para que cada estudante reedite a resposta amorosa ao convite do Senhor e busque, em constante atitude e escuta e diálogo, bons frutos. Uma pauta articulada, envolvendo cursistas, assessores e coordenação no empenho da razão e no testemunho de vida visa auxiliar no propósito de alcançar o objetivo estabelecido. Embora promovido pela família OFM, o Curso acolhe sugestões e participantes de outras denominações franciscanas ou não.


Para o dia marcado, 17/03, a Coordenação do Curso convidou os cursistas, os assessores, bem como representantes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a quem, através do ITF, foi confiado este serviço.


Entre os cursistas presentes dois são do México, dois da Colômbia, um do Peru, um do Chile, e nove do Brasil. Mais participantes do Peru, um sacerdote secular e um leigo, chegariam poucos dias depois, fechando, assim, o número de 17 cursistas. Deseja-se a mais um candidato do Peru, que não pode participar desta edição do Master em função de um acidente sofrido, completo restabelecimento. Outrossim, há que se destacar na composição deste grupo a presença de frades e leigas/os com atuação de destaque na Jufra e na OFS, bem como no campo da educação, o que parece ser sinal de esperança para a missão evangelizadora de características franciscanas que consagra parceria entre frades, sacerdotes e leigos.
A acolhida, no salão acadêmico, teve início com um momento de forte e compenetrada invocação do Espírito Santo e de seus dons sobre o conjunto do intento do Master, conduzida por Frei Vitório Mazzuco Filho.


Em seguida, coube ao Reitor do ITF, Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, dar boas-vindas a todos, ressaltando o empenho de tantos, desde os confrades da Cúria Geral OFM, particularmente os do Secretariado das Missões e da Evangelização, passando pelos confrades da Pontifícia Universidade Antonianum, pelos confrades coordenadores das Conferências Latino-americanas Franciscanas (UCLAF), pelos provinciais, pela equipe coordenadora do Master e, particularmente, pelos confrades, padres e membros do Movimento Franciscano (Jufra e OFS) que aceitaram com jovial espírito o convite para fazer o percurso proposto pelo Master.


Finalizando sua fala, Frei Antônio Everaldo aos cursistas desejou que este tempo de estudo seja um tempo oportuno para refletir de modo sistemático sobre os fundamentos da Evangelização e que ajude a melhorar/qualificar ainda mais a vivência e a prática evangelizadora, contribuindo assim, para a missão da Igreja.
Em seguida, coube a Frei Sandro Roberto da Costa a tarefa de promover a apresentação dos cursistas e dos confrades presentes. Foi então que cada cursista pode se apresentar, discorrendo brevemente sobre suas atividades, sobre circunstâncias em que o convite lhe fora feito, sobre suas expectativas em relação ao Curso em função de sua missão evangelizadora. Os frades presentes também se apresentaram, testemunhando sua disposição de colaborar com o Curso. Dentre as falas destaca-se a de Frei Evaristo Spengler, Definidor provincial presente no Regional Baixada-Serra, também representando o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel; ele parabenizou a todos pelos esforços empreendidos e desejou pleno êxito no Curso. Por sua vez, Frei Antônio Michels, Secretário Provincial para a Evangelização, deu testemunho da feliz experiência por ele feita numa das edições anteriores do Master, e ressaltou a importância do que denominou como sendo uma espécie de parada, depois de alguns anos de atividade evangelizadora, para condividir depoimentos, colocar novas perguntas e fazer novos questionamentos em vista da Boa Nova, apresentada, na Igreja, de modo franciscano.


Coube a Frei Elói Dionísio Piva apresentar um panorama institucional, ou seja, situar e focar os objetivos do Curso. Para isso, com ilustrações, trouxe ao presente a memória da iniciativa e dos objetivos do IDE (Instituto Superior de Evangelização – 1992-1995), passou brevemente pela motivação e pela grade curricular das edições anteriores do Master (2009-2011), para acentuar os pontos focais da presente edição: revisitar os fundamentos teológicos da dedicação pessoal à Boa Nova de Jesus Cristo, vivida, testemunhada, compartilhada e percebida no hoje da história pessoal, franciscana, eclesial e social. Neste caminho, a razão se apresenta como aliada à fé, em função de bons frutos para a Evangelização.


Palavra livre, ainda houve algumas pontualizações, antes que Frei Antônio Everaldo, recorrendo ao Sl 91, reiterasse ser bom dar graças a Deus, e que Frei Fernando de Araújo Lima, Guardião da Fraternidade São Francisco, junto ao ITF, convidasse a todos para um aperitivo e almoço de confraternização.

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726