29March2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Encontros Família Franciscana do Rio Grande do Sul

Família Franciscana do Rio Grande do Sul

No dia 16 de setembro de 2013, num clima de partilha fraterna, aconteceu a assembleia eletiva da FFB/RS, no Convento São Lourenço de Bríndisi, em Porto Alegre, com a presença dos Freis OFM e OFMcap; das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Franciscanas Bernardinas, Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã das Províncias de Porto Alegre e Santa Maria, Irmãs Franciscanas do Verbo Encarnado; da JUFRA, da OFS e da Equipe de Educação.

 

A assembleia teve início às 9h, com a Celebração da Eucaristia, presidida por Frei João Inácio Müller, Ministro Provincial OFM. Após a missa houve um breve intervalo e, a seguir, Frei Adelino Pilonetto conduziu a reflexão "Papa Francisco – Interpelação aos Franciscanos".

Dando continuidade, foram apresentados os relatórios dos Serviços da FFB/RS: NOVIFRAN, pela Ir. Zioldé Caldas, FB; JUNIFRAN, pela Ir. Rosália Sehnem, PCC; SAV, pela Ir. Itatiane Spinelli, CIFA; JUFRA por Ariana Baccin dos Santos; OFS por Izabel Teixeira; Equipe de Educação pelo prof. Antonio Pedro Dreyer; Atividades do Regional pela Ir. Rosemaria Jaschke, FB e Financeiro do Regional pelo Frei Eduardo Pazinatto, OFMcap.

O intervalo para o almoço foi das 12h às 13h15min, após o qual houve continuidade da apresentação dos relatórios.

Seguiu-se um momento de Comunicações e partilhas. Frei Aldir Crócolli, pela ESTEF, deu notícias sobre as atividades e cursos da ESTEF e fez o convite para a participação no Simpósio de Teologia "Fé, Igreja e Sociedade", que acontecerá na semana de 23 a 27/09, no turno da manhã. Ir. Rosália Sehnem trouxe saudações fraternas do Frei Éderson Queirós e relatou a caminhada da Diretoria Nacional. Frei Eduardo Pazinatto relatou a caminhada da Pastoral da AIDs e apresentou o projeto de um Encontro de Formação que está sendo programado para o mês de novembro, aberto a quem estiver interessado. Ir. Rosemaria Jaschke trouxe notícias da Paróquia São Francisco e da Novena de São Francisco que está programada e Ariana Baccin distribuiu folders com a programação da mesma. Ir. Rose partilhou também algumas informações sobre o SINFRAJUPE. Ir. Lourdes Mantovani trouxe notícias da Paróquia Santo Antônio do Partenon. Frei João Inácio Müller convidou o grupo a se unir em oração nas intenções do Capítulo Provincial dos Frades Menores a se realizar no próximo Mês de outubro. Ir. Idelsa Reginatti, Ministra Geral das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida partilhou sobre o Capítulo Geral que acontecerá também em outubro e convidou o grupo a rezar nessa intenção. Ir. Vera Lúcia Konzen, Franciscana PCC, comunicou que, em outubro próximo, na Holanda, berço da Congregação, acontecerá um tempo de preparação ao Capítulo Geral de 2014.

Seguiu-se, a análise e estudo da proposta de Regulamento para o Regional da FFB/RS. Após as contribuições do grupo, foi sugerido que se solicitasse ao Frei Orestes Serra, que é advogado, a revisão do mesmo. Ir. Rose ficou responsável por fazer esse encaminhamento e, depois de revisado, enviá-lo ao grupo.

Seguiu-se a eleição da nova diretoria, que, na verdade, foi a confirmação da reeleição da diretoria em exercício com enriquecimento da participação de alguns Irmãos e Irmãs. A Nova Diretoria ficou assim constituída: Coordenadora – Ir. Rosemaria Jaschke, FB; Vice coordenadora – Ir. Lourdes Mantovani, CIFA; Frei Eduardo Pazinatto, OFMcap; Ir. Rosália Sehnem, PCC; Frei Cristian Jardim, OFM; Prof. Antonio Pedro Dreyer – Equipe de Educação; Ariana Baccin dos Santos- JUFRA; Izabel Teixeira - OFS e Ir. Maria Rosa Sosa, MFVE.

A Assembleia encerrou às 16, com um momento de oração conduzido pelo Frei Eduardo Pazinatto.

No fundo da página inicial do nosso existe um link para o Blogspot da Família Franciscana do Rio Grande do Sul no qual têm maiores informações.

Galeria de imagens

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726