24April2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Celebrações Rumo ao Jubileu: Ir. Raimunda

Rumo ao Jubileu: Ir. Raimunda

Ir. Raimunda de Sousa Fernandes é a mais jovem das Irmãs Franciscanas Bernardinas que vão celebrar seu Jubileu no dia 10 de novembro de 2013 em Viamão, RS. Ela tem 25 anos da Vida Religiosa e se formou no ano passado em enfermagem na faculdade UNISINOS. Cearense, ela atualmente mora em Viamão onde é Ministra Local da Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, a casa de repouso para as Irmãs idosas e/ou doentes. Ir. Raimunda respondeu às perguntas que fizemos no ocasião de seu Jubileu.

 

De onde vem? Falar um pouco sobre sua família.

Ir. Raimunda: Deus me gerou de pais simples e humildes, Daniel José Fernandes e Ester de Sousa Fernandes sendo meu pai de Boa Viagem, uma vilazinha pertencente a Canindé, Ceará. Minha mãe, de Santa Cruz que, na época, pertencia à paróquia de Itapagé, Ceará. Os dois com raízes profundamente religiosas que acreditaram e acreditam no Deus da vida, Criador de tudo e de todos, profundamente arraigados na Fé Católica. Na Religião Católica, educaram seus 11 filhos e filhas sendo eu, a última de todos. Alguns já estão na casa do Pai ocupando o seu espaço junto de Deus, assim também como meu querido pai que há 33 anos ausentou-se fisicamente de nossas vidas, ocupando seu lugar junto a Deus.
Desde criança fui incentivada e orientada por eles a ir à Igreja. Levavam-me sempre com eles. Onde morávamos era celebrada missa uma vez no ano. Mas íamos à paróquia sempre que eles podiam, pois ficava a 40km de distância.

O que foi que a atraiu para as Irmãs Franciscanas Bernardinas?

Ir. Raimunda: Fui crescendo vendo as Irmãs "Filhas do Imaculado Coração de Maria" que moravam e moram na Paróquia de Itapagé, até hoje. Penso que minha vocação também foi inspirada e despertada por essas Irmãs. Engajei-me na Igreja muito cedo como catequizanda e depois como catequista. Participava da catequese, de encontros de crianças e adolescentes e, depois, da pastoral da juventude, da pastoral litúrgicas e de Cantos. Tive pessoas importantes que me incentivaram na descoberta da minha vocação. Os meus Padrinhos, minha Madrinha Neuza, minha Catequista Fransquinha e dois Sacerdotes da época: Padres Pontes e Pascual. Estes conheciam bem as Irmãs Bernardinas e me falaram muito bonito delas dizendo: "São irmãs missionárias, simples, alegres e acolhedoras". Queres conhecê-las? Eu lhe levo à casa delas em Itapipoca. E eu disse: "Sim, eu quero." A primeira Bernardina que conheci foi a Irmã Adalgisa que na época coordenava a catequese em nível diocesano. Conheci-a num encontro de catequese na minha Paróquia, em Itapagé. O Padre Pontes principalmente, foi a ponte, o elo de ligação, como meu promotor vocacional entre mim e a Irmã Adalgisa. Ele me acompanhou, apoiou e incentivou por muito tempo, como vocacionada e também depois de ter entrado no Aspirantado das Irmãs Franciscanas Bernardinas. O meu "Sim, eu quero", inicial, tem sido dado até hoje, com a graça de Deus.

Qual foi seu trabalho ao longo dos anos?

Ir. Raimunda: Parte da minha vida, trabalhei em diferentes Paróquias, assumindo diferentes pastorais. Trabalhei na Paróquia de São Francisco em Itapipoca. Depois fui para o Sertão Central do Estado, para a Paróquia Imaculada Conceição da cidade de Milhã. Saindo de Milhã fui para a Paróquia Nossa Senhora das Dores em Senador Pompeu. Nas Paróquias trabalhei na coordenação das Pastorais: Catequética, de Juventude e Litúrgica. Sempre tive paixão e aptidão pela área da Saúde. A Congregação sabendo desse meu desejo de trabalhar pela saúde e na saúde, em 1991, me ofereceu um curso de Técnica de Enfermagem que existia em Senador Pompeu. Fiz este curso e comecei a trabalhar num pequeno Hospital na Cidade de Milhã. Foi minha primeira experiência no hospital. Depois fiz o Curso de Enfermagem em nível superior. Desde então estou na área da saúde, trabalhando de alguma forma em defesa da vida. Hoje, estou junto às minha Irmãs "idosas e especiais" tentando lhes oferecer o melhor, dentro do possível, no que diz respeito ao bem estar físico, mental, emocional e espiritual de cada uma. Apesar do grande desafio de ter a vida nas mãos, me sinto muito feliz em ser enfermeira, em poder aplicar meus conhecimentos e habilidades em favor do bem estar e da vida de alguém, especialmente das minhas coirmãs.

Ir. Raimunda: Os Versos da Bíblia que mais tem significado para mim hoje São:
Isaias 49, 1-18
Lucas 4,16-21
Salmos 22(23), 26, e 90 (91)

O que gostaria de dizer para uma vocacionada de hoje?

Ir. Raimunda: Viver a Vida Consagrada é um grande Dom de Deus. É ao mesmo tempo um grande desafio a ser vivido num mundo de tantos atrativos mundanos oferecidos à juventude. Mas Deus é MAIS, é MAIOR do que tudo o que o mundo nos oferece e Ele sempre nos dá a graça da superação.

 


Galeria de imagens

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726